| Resumo Sabe-se que os militares, durante a Segunda Guerra Mundial, executaram o que foi chamada de a mais complexa e mais bem-planejada operação logística na história – a invasão da Europa; e embora os problemas logísticos e o serviço ao cliente prestado pelos militares, sejam diferentes dos negócios e objetivos dos empresários, a semelhança foi grande o suficiente para gerar uma sólida base formada por valiosas experiências que contribuíram não só para o desenvolvimento da logística, mas, sobretudo, para conduzir o amadurecimento da alta gerência do setor empresarial a um ponto conclusivo: “toda empresa tem que ser vista sob uma abordagem sistêmica”. A logística não é somente uma função empresarial independente, que faz parte de um mundo isolado. É uma disciplina científica que ensina como organizar a cadeia logística e ao mesmo tempo é um conjunto de atividades que abraça completamente e acompanha cada fase do ciclo da empresa: do abastecimento da “matéria-prima” do produto ou serviço, até o consumidor final e à assistência pós-venda. A meta de nível de serviço logístico é prover produtos ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e na condição desejada, ao menor custo possível. A Logística Empresarial busca atender a estes pressupostos através das suas atividades-chave – transportes, manutenção de estoques, processamento de pedidos e ainda padrões de serviço ao cliente – e várias atividades de apoio, chamadas de atividades de suporte – armazenagem, manuseio de materiais, obtenção, embalagem, programação e manutenção de informação. Com a Logística
Empresarial, as organizações empresariais (sejam elas públicas
ou privadas) podem contar com uma poderosa ferramenta para medir os reflexos
de um bom planejamento na administração de seus produtos
e serviços, tanto no que se refere aos aspectos externos (consumidores
e fornecedores) quanto a seu aspecto interno (fluxo de materiais e armazenamento
físico de matéria-prima e produtos acabados); possibilitando
dessa maneira, redução em seus custos e satisfação
de seus clientes. Estes fatores são de suma importância para
aumentar a competitividade na atual realidade do mercado, podendo ser
determinante do sucesso ou fracasso das empresas. |
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