1 - O planejamento

Dentro dos objetivos mais abrangentes da empresa, o profissional de logística empresarial procura sua própria meta profissional: desenvolver um conjunto de atividades logísticas que resultem no maior retorno possível sobre o investimento ao longo do tempo. Essas atividades determinam como deverão ser gerenciadas as funções de Planejamento, Organização e Controle. Dentre essas normalmente, o planejamento é a mais difícil e também a mais importante.

Difícil porque exige que os gerentes e tomadores de decisão tenham conhecimento dos objetivos da empresa, dos conceitos e dos princípios necessários para alcançá-los; e principalmente, que disponham e saibam aproveitar das ferramentas de apoio à decisão (como softwares de roteirização, inteligência artificial, simulação etc.) que os auxiliam a identificar e selecionar cursos alternativos de ação.

Importante porque, se bem elaborado, facilita o desempenho das funções posteriores de Organização e Controle, além de contribuir para o sucesso da empresa. Drucker (1998) ressalta que “o planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras das decisões presentes”; sua maior virtude está na preparação para a mudança que visa a alcançar os objetivos do negócio.



Copyright © 2010 AIEC.