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- Sistema logístico
A função logística
foi definida como sendo a função de prover bens e serviços
a partir de um ponto de oferta até um ponto de demanda, por meio
de planejamento, operação e controle de todo o fluxo de
produtos e também de informações. Agora, a logística
é apresentada de maneira mais atual e simplificada:
Logística é a gestão de fluxos entre funções
de negócio, ou ainda entre marketing e produção
(Dornier et al.,2000); onde se observa que o âmago dessa
atual definição se encontra no termo fluxos, que
abrange todas as formas de movimentos de materiais, produtos,
serviços e informações.
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O Sistema Logístico
é formado pelo conjunto de entrada (logística
de entrada) e de saída (logística
de saída) que compõem esses fluxos, como mostra o quadro
a seguir. Os fluxos ocorrem entre as estruturas internas da empresa (gerenciada
tanto pela própria empresa quanto por uma prestadora de serviços
logísticos), ou entre a estrutura interna e uma externa –
um cliente e um fornecedor, por exemplo. As empresas não devem
isolar os segmentos de entrada e de saída, sob pena de resultar
na insatisfação dos clientes; devem sim, promover a integração
entre ambos a fim de que o sistema se torne integrado e possa oferecer
o melhor nível de rentabilidade para a empresa e de atendimento
ao cliente.
O
mesmo risco que correm as empresas que simplesmente ignoram fatores externos,
incluindo aqui seus concorrentes, corre aquelas que não operam
com pelo menos, uma perspectiva sistêmica de integração
entre diferentes áreas funcionais (marketing e produção,
por exemplo) e os diferentes elementos de “ponta” tais como
fornecedores, clientes, fabricantes, varejistas e concorrentes.
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