1 - Sistema logístico

A função logística foi definida como sendo a função de prover bens e serviços a partir de um ponto de oferta até um ponto de demanda, por meio de planejamento, operação e controle de todo o fluxo de produtos e também de informações. Agora, a logística é apresentada de maneira mais atual e simplificada:


Logística é a gestão de fluxos entre funções de negócio, ou ainda entre marketing e produção (Dornier et al.,2000); onde se observa que o âmago dessa atual definição se encontra no termo fluxos, que abrange todas as formas de movimentos de materiais, produtos, serviços e informações.

O Sistema Logístico é formado pelo conjunto de entrada (logística de entrada) e de saída (logística de saída) que compõem esses fluxos, como mostra o quadro a seguir. Os fluxos ocorrem entre as estruturas internas da empresa (gerenciada tanto pela própria empresa quanto por uma prestadora de serviços logísticos), ou entre a estrutura interna e uma externa – um cliente e um fornecedor, por exemplo. As empresas não devem isolar os segmentos de entrada e de saída, sob pena de resultar na insatisfação dos clientes; devem sim, promover a integração entre ambos a fim de que o sistema se torne integrado e possa oferecer o melhor nível de rentabilidade para a empresa e de atendimento ao cliente.

O mesmo risco que correm as empresas que simplesmente ignoram fatores externos, incluindo aqui seus concorrentes, corre aquelas que não operam com pelo menos, uma perspectiva sistêmica de integração entre diferentes áreas funcionais (marketing e produção, por exemplo) e os diferentes elementos de “ponta” tais como fornecedores, clientes, fabricantes, varejistas e concorrentes.



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