4 - Sistema integrado de logística

Considerações - Por definição, vimos que integração significa a totalização, a complementação de algo que, no nosso caso, é um sistema logístico. Sendo assim, a integração de sistemas logísticos é a totalização dos esforços gerados pelos seus subsistemas de entrada e saída visando à diminuição do custo total e ao aumento da eficiência do todo.
Portanto, não basta um gerente de logística apenas direcionar um sistema logístico, ele tem que tornar esse sistema integrado; de modo a oferecer a rentabilidade tão esperada e a satisfação dos clientes ou consumidores finais.

Como visto anteriormente, as empresas não devem isolar os elementos de entrada e saída do sistema logístico, pois é o fluxo global, integrado, dos materiais que resulta na excelência de desempenho logístico esperado. Um bom exemplo de um sistema integrado é o Just-in-time - JIT, onde a maior integração entre os setores de compras, concepção, manufatura, gestão de estoques, marketing e distribuição é frequentemente um pré-requisito para que um JIT seja implantado. A figura abaixo ilustra um exemplo de sistema integrado de logística.




Copyright © 2010 AIEC.