Exemplificação baseada em uma situação de comercialização apresentada por Martins e Alt, 2001.

Para melhor interagirmos com o funcionamento de um sistema integrado de logística, simulamos a seguinte situação:

De um lado, dois grandes fabricantes de aparelhos e acessórios para telefonia celular resolvem se unir para atender um nicho de mercado que está buscando atender suas atuais necessidades de comunicação de maneira personalizada. Do outro lado do sistema está um consumidor que deseja comprar um telefone celular.

O consumidor disposto a satisfazer seu desejo se dirige a uma revendedora de telefones celulares (parceira da união desses dois fabricantes) e é recepcionado por uma gentil vendedora que o atende com presteza, pois percebeu nele um potencial comprador. Quando o consumidor expõe as características do produto (no caso, celular) que satisfazem as suas necessidades de comunicação, a vendedora, auxiliada por um computador, lhe mostra na tela as diferentes opções de marcas e modelos, incluindo alguns já disponíveis na loja. Dessa forma, ela passa confiança ao consumidor na representação virtual do produto. Uma vez tomada a decisão relativa à marca a ser adquirida, a gentil vendedora passa a ajudá-lo na escolha de um modelo. Tomada a decisão relativa ao modelo, a vendedora começa a mostrar as diferentes opções de cores e acessórios tais como fone de ouvido, viva voz e capas de proteção, compondo juntos, um produto que realmente satisfaça o consumidor.

Para espanto do potencial comprador, após definição completa do aparelho, a vendedora lhe apresentou o preço final do celular e a provável data de entrega, graças às informações disponibilizadas pelos fabricantes (consórcio), em tempo real. O consumidor acha justo o preço e o prazo de entrega, e resolve adquiri-lo por meio de cartão de crédito. O cartão é então passado no terminal ligado ao agente financeiro, que mostra que a transação pode ser efetivada. Além disso, é claro, o consumidor quer saber a data real que receberá o aparelho dos seus sonhos. Para isso a vendedora volta ao computador e aciona o fabricante, colocando o pedido com todos os detalhes escolhidos pelo consumidor. Finalmente, o fabricante após registro da ordem de pedido, aciona as áreas de operação industrial (produção) e de distribuição física, retornando à eficiente vendedora a informação de que o produto será entregue à revendedora conforme as especificações, na da tarde do dia seguinte (terça-feira); fato que deixou o consumidor muito satisfeito com a revendedora.



Copyright © 2010 AIEC.