2 - Níveis hierárquicos

A Hierarquia de utilização de um sistema de informações logísticas é apresentada na figura a seguir:

Ballou (1993) separa as necessidades de informações logísticas em quatro níveis. Os níveis 1 e 2 são ligados às atividades operacionais e, portanto, exigem maior velocidade no fluxo de informação; o nível 3 às atividades pertencentes ao nível tático e o nível 4, às atividades que definem o planejamento estratégico (em longo prazo). Cada um desses níveis é assim determinado:

  • Nível 1: refere-se às transações e às consultas tais como verificação de estoque e situação do andamento de pedidos. Seus usuários normalmente são o pessoal operacional – por exemplo os funcionários administrativos.
  • Nível 2: envolve o uso de informações por supervisores de primeira linha. Os supervisores de transporte e de depósito que precisam, dentre outras, obter informações diárias na forma de relatórios de andamento e planejamento referentes às atividades típicas de seus departamentos, são considerados bons exemplos.
  • Nível 3: trata-se de uma extensão do nível 2 (nível de supervisão) e sua diferenciação está no período de seu ciclo de replanejamento, que deve ser superior a um dia e inferior a um ano. Suas atividades geralmente envolvem a média gerência onde, por exemplo, os gerentes de distribuição física exercem a atividade de seleção de transportadoras.
  • Nível 4: envolve a definição de metas, políticas e objetivos, decidindo toda a configuração do sistema logístico e, portanto, os recursos necessários para executar a distribuição e o suprimento. Neste nível, procedimentos manuais e armazenagem de dados sem acesso instantâneo (off-line) são aceitáveis, geralmente porque os dados não são consultados diariamente.

É importante lembrar que a hierarquia de planejamento e controle, normalmente não é facilmente identificável em pequenas empresas. Segundo Ballou (1993), numa pequena empresa as mesmas tarefas gerenciais precisam ser executadas, porém, por menos pessoas. E não é preciso possuir um sofisticado sistema automatizado de informações: um sistema basicamente manual é mais adequado as suas necessidades e é muito mais prático.



Copyright © 2010 AIEC.