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- Elementos de serviço ao cliente
Saber quais
os elementos que constituem o serviço ao cliente e como eles influenciam
o comportamento do comprador tem sido alvo de muitas pesquisas. Uma delas,
patrocinada pelo National Council of Physical Distribution Management,
identificou esses elementos e os classificou em três momentos: (1)
elementos de pré-transação; (2) elementos de transação
e (3) elementos de pós-transação (Ballu, 2001). Veja
a figura abaixo:

- Elementos
de pré-transação: são elementos
que procuram estabelecer um ambiente favorável à empresa
na competição com seus concorrentes. São exemplos
desses elementos: (1) qualidade na prestação do serviço
e (2) prestação de serviços técnicos. Prestando
um serviço de qualidade e apresentando ao cliente (ou provável
cliente) os serviços oferecidos como diferencial, estamos criando
elementos de pré-transação, e dessa forma, ajudando
o cliente a fazer uma escolha consciente. Por exemplo, serviços
técnicos que a empresa tem como elemento de pré-transação
são um diferencial decisivo na escolha da empresa pelo cliente.
A empresa poderá usar esse tipo de diferencial no seu marketing
de vendas, incentivando o cliente a adquirir o produto com a garantia
que ele terá acoplado ao produto – o serviço de
assistência técnica – passando este, posteriormente
à venda, a ser um elemento diferencial de pós-transação.
- Elementos
de transação: resultam na entrega do
produto ao cliente. Aqui são relacionados elementos de suma importância
para o desempenho e sobrevivência da empresa como a acurácia
do sistema (e.g. pedido, disponibilidade e entrega do produto).
- Elementos
de pós-transação: são elementos
que devido a sua relevância devem ser planejados já nos
momentos de pré-transação e transação
(caso visto anteriormente no exemplo de prestação de serviços
técnicos). O conjunto desses elementos além de dar suporte
ao produto no mercado, protege consumidores contra produtos defeituosos,
facilita o retorno de embalagens e permite uma aproximação
com o consumidor quando das reclamações, reivindicações
e devoluções.
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