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| Porém,
nesta nova modalidade de comércio nem tudo é perfeito, observa-se
que ainda existem barreiras a vencer tais como a desconfiança de
boa parte dos consumidores em relação a esse tipo de transação.
O exemplo que mais ilustra essa preocupação é a “empresa
fantasma”: resultado da irresponsabilidade de algumas empresas inescrupulosas
que anunciam vantagens irreais e entregam algo diferente do prometido ou
que recebem o pagamento e não entregam o produto. Um outro obstáculo
é a coordenação entre o processo de pedido e a logística
de distribuição que são seus principais gargalos. Por
esse motivo, a logística de distribuição foi colocada
como uma das questões-chave para o sucesso das empresas virtuais.
Muito embora diversos aspectos do comércio eletrônico ainda clamem por ajustes, a venda de produtos e serviços na Internet tende a crescer cada vez mais. De acordo com Hijjar (2002) uma pesquisa realizada no 1º semestre de 2002, pelo Centro de Estudos em Logística do COPPEAD, apontou algumas oportunidades no setor supermercadista virtual. A pesquisa foi realizada com 128 (cento e vinte e oito) usuários do e-commerce, que responderam a um questionário com 26 itens, como mostra o quadro abaixo, com notas variando de 1 a 5. Quanto maior a nota, maior a qualidade do serviço esperado ou percebido. Serviço esperado e serviço percebido
Fonte:
modificado de Hijjar, M. F. - Coppead / CEL (2002) |
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