Porém, nesta nova modalidade de comércio nem tudo é perfeito, observa-se que ainda existem barreiras a vencer tais como a desconfiança de boa parte dos consumidores em relação a esse tipo de transação. O exemplo que mais ilustra essa preocupação é a “empresa fantasma”: resultado da irresponsabilidade de algumas empresas inescrupulosas que anunciam vantagens irreais e entregam algo diferente do prometido ou que recebem o pagamento e não entregam o produto. Um outro obstáculo é a coordenação entre o processo de pedido e a logística de distribuição que são seus principais gargalos. Por esse motivo, a logística de distribuição foi colocada como uma das questões-chave para o sucesso das empresas virtuais.

Muito embora diversos aspectos do comércio eletrônico ainda clamem por ajustes, a venda de produtos e serviços na Internet tende a crescer cada vez mais. De acordo com Hijjar (2002) uma pesquisa realizada no 1º semestre de 2002, pelo Centro de Estudos em Logística do COPPEAD, apontou algumas oportunidades no setor supermercadista virtual. A pesquisa foi realizada com 128 (cento e vinte e oito) usuários do e-commerce, que responderam a um questionário com 26 itens, como mostra o quadro abaixo, com notas variando de 1 a 5. Quanto maior a nota, maior a qualidade do serviço esperado ou percebido.

Serviço esperado e serviço percebido

itens
Notas (esperadas)
Notas (percebidas)
1- Entrega dos produtos corretos
5,00
3,90
2- Estados dos produtos entregues
5,00
4,10
3- Cumprimentos dos prazos: horários prometidos
4,90
4,00
4- Segurança na transação
4,90
4,20
5- Resolução de problemas
4,80
3,40
6- Facilidades de localizar os produtos
4,70
3,25
7- Disponibilidade dos produtos apresentados
4,60
3,25
8- Velocidade de navegação

4,60

3,26
9- Aviso de substituição de produtos
4,60
3,00
10- Tempo para entregar o pedido
4,50
3,60
11- Agendamento de hora de entrega
4,50
3,25
12- Devolução de produtos no momento de entrega
4,40
3,26
13- Facilidade de contato com equipe de atendimento
4,30
3,26
14- Variedade de produtos oferecidos
4,25
3,60
15- Preços dos produtos
4,25
2,90
16- Taxas de entrega
4,20
2,90
17- Entrega após o horário comercial
4,00
3,40
18- Cordialidade dos entregadores
4,00
3,90
19- Opções de formas de pagamento
3,90
4,00
20- Gravação de listas de compras no site
3,80
3,98
21- Entrega em fins-de-semana e feriados
3,70
3,00
22- Aparência dos entregadores
3,70
3,65
23- Informações detalhadas sobre os produtos
3,70
3,40
24- Agenciamento de entrega em dia diferente do padrão
3,60
3,30
25- Adaptação do site conforme preferência
3,00
2,80
26- Beleza do site
2,75
3,50
Fonte: modificado de Hijjar, M. F. - Coppead / CEL (2002)


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