1 - A logística de suprimento

Vimos anteriormente que Nagano e Aguiar (1996) definem a logística como sendo a forma de prover bens e serviços a partir de um ponto de oferta até um ponto de demanda e que se preocupa com o curso da produção através de todo o processo comercial, da matéria-prima ao produto acabado, e deste ao local de entrega.

Nesse contexto, temos diversos processos que agrupam funções em torno de um fluxo de atividades que visam, principalmente atender às necessidades dos clientes (demanda). Dentre esses processos temos o processo de suprimento, que trata basicamente do abastecimento para produção e em seguida, para os clientes e consumidores finais.

A figura a seguir apresenta a estrutura de uma cadeia logística integrada na qual a logística de suprimento é fator integrante e importante, em que os fornecedores vendem, as empresas compram e vendem e os clientes e consumidores compram produtos e serviços. A área de suprimentos da empresa conversa com a área de vendas do fornecedor e a área de vendas da empresa, então, transaciona com a área de compras do cliente, como Ching (2001) nos mostra.

A cadeia de logística integrada pode ser estruturada em três grandes tópicos:

• Logística de suprimento (envolve a relação fornecedor-empresa).

• Logística de produção (é uma atividade totalmente desenvolvida internamente pela empresa e que envolve todas as áreas da produção na conversão de materiais em produto acabado, cuja estratégia é baseada na demanda, ou seja, nas solicitações dos clientes).

• Logística de distribuição (envolve as relações empresa-cliente-consumidor).



Copyright © 2010 AIEC.