De maneira geral, a logística de suprimento, também conhecida como logística de entrada (Inbound Logistcs), se refere às atividades que garantem a disponibilidade, no momento e nas quantidades necessárias, das matérias-primas, componentes e embalagens para atender aos requisitos do processo de fabricação e às necessidades dos clientes. Na logística de suprimento, são traçados planos estratégicos entre fornecedores e empresas, de forma que resulte no direcionamento dos recursos para reduzir custos e desenvolver novos produtos.

Muitas empresas ainda não dão a devida importância às atividades logísticas de suprimento. Talvez pela falta de informação sobre quanto pesa o suprimento no custo total de uma empresa (aproximadamente 30% do total de custos de toda a cadeia de abastecimento – Ching, 2001) ou até por achar que o poder de negociação está sempre nas mãos dos fornecedores. Seja qual for o motivo, não se deve subestimar a importância estratégica dessa atividade. Embora seja a porta de entrada na cadeia logística, a atividade de suprimento é a maior distância até o consumidor, a mais afetada pelas variações do mercado e a mais difícil de sincronizar com a demanda dos consumidores.

Na logística de suprimento temos algumas ações relevantes no processo de continuidade do setor agrupadas e dois grupos, a saber:

Ações de suprimento:

Solicitação de compras
Coleta de preços
Análise de preços
Pedido de compras
Acompanhamento do pedido

Ações de apoio:

Desenvolvimento de fornecedores
Desenvolvimento de novos materiais
Qualificação de fornecedores
Negociação



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