| De
maneira geral, a logística de suprimento,
também conhecida como logística de entrada (Inbound Logistcs),
se refere às atividades que garantem a disponibilidade, no momento
e nas quantidades necessárias, das matérias-primas, componentes
e embalagens para atender aos requisitos do processo de fabricação
e às necessidades dos clientes. Na logística de suprimento,
são traçados planos estratégicos entre fornecedores
e empresas, de forma que resulte no direcionamento dos recursos para reduzir
custos e desenvolver novos produtos.
Muitas empresas ainda não dão
a devida importância às atividades logísticas de suprimento.
Talvez pela falta de informação sobre quanto pesa o suprimento
no custo total de uma empresa (aproximadamente 30% do total de custos
de toda a cadeia de abastecimento – Ching, 2001) ou até por
achar que o poder de negociação está sempre nas mãos
dos fornecedores. Seja qual for o motivo, não se deve subestimar
a importância estratégica dessa atividade. Embora seja a
porta de entrada na cadeia logística, a atividade de suprimento
é a maior distância até o consumidor, a mais afetada
pelas variações do mercado e a mais difícil de sincronizar
com a demanda dos consumidores.
Na logística de suprimento temos algumas ações relevantes
no processo de continuidade do setor agrupadas e dois grupos, a saber:
Ações de suprimento:
•
Solicitação
de compras
• Coleta
de preços
• Análise
de preços
• Pedido
de compras
• Acompanhamento
do pedido
Ações
de apoio:
•
Desenvolvimento
de fornecedores
• Desenvolvimento
de novos materiais
• Qualificação
de fornecedores
• Negociação
|