3 - Fatores de Interferência no Desempenho da Cadeia de Suprimento

Existem diversos fatores que podem interferir no desempenho do supply chain, entre eles citam-se:

1. Capacidade de resposta às demandas dos clientes:

A capacidade de respostas às demandas dos clientes está associada ao emprego do ECR – Efficient Consumer Response (resposta eficiente ao consumidor), em que o consumidor final dá início à cadeia de distribuição no momento em que suas mercadorias passam pelo check out e as informações relativas a essa compra são então compartilhadas com todos os integrantes da cadeia de suprimento em tempo real. As estratégias empregadas como apoio ao ECR em lojas de varejo podem ser como nos mostra a figura abaixo:

  • Introduzir produtos - a introdução eficiente de produtos, ou Efficient Product Introduction - EPI, maximiza a eficiência do desenvolvimento e da introdução de novos produtos.
  • Sortir a loja - sortimento eficiente da loja, ou Efficient Store Assortmen - ESA, otimiza estoques, prateleiras e espaços da loja, objetivando encontrar o mix ideal de mercadorias que satisfaça às necessidades dos consumidores.
  • Repor produtos - reposição eficiente, ou Efficient Replenishment - ER, otimiza a eficiência da reposição dos produtos nas prateleiras.
  • Promover produtos - promoção eficiente, ou Efficient Promotion - EP, busca a eficiência de promoção de venda do atacadista/fabricante em relação ao cliente.


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