2. Custos de Compra ou Obtenção: estão associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque. Quando uma ordem de compra é emitida, incorre-se numa série de custos, tais como o preço, ou o custo de manufatura do produto para vários tamanhos de pedidos; custo de processar o pedido nos devidos setores; custo para enviar o pedido para os pontos de suprimento (normalmente por via eletrônica); custo de transporte, quando este não estiver incluído no preço da mercadoria comprada; custo manuseio de materiais ou processamento de mercadorias no ponto de recepção; e custo de preparação da produção (set-up). É conveniente lembrar que cada um destes custos deve receber um tratamento diferenciado à medida que variam ou não, com o tamanho do pedido.

3. Custos de Falta de Estoque: são aqueles custos que ocorrem caso haja demanda por itens em falta no estoque. Está ligado ao nível de serviço oferecido. Portanto, deve-se ter cuidado ao estipular este nível, pois ele cresce explosivamente com disponibilidades elevadas. Têm-se dois tipos de custos de falta:

  • Custos de vendas perdidas: quando um cliente cancela seu pedido, caso o produto desejado esteja em falta.
  • Custos de atrasos: quando o cliente aceita esperar. Então o atraso pode acarretar gasto adicional devido a custos administrativos e de vendas no reprocessamento do pedido ou até de custos de manuseio e transporte, caso o suprimento deva ser realizado fora do canal normal de distribuição da empresa.


Copyright © 2010 AIEC.