Resumo

A administração de estoques é uma atividade essencial da logística empresarial e tem como missão minimizar o investimento no estoque, ao mesmo tempo em que procura alcançar os níveis de disponibilidade almejados. Este é o grande problema dentro da administração de estoques: encontrar o balanço ótimo dos custos dos estoques, uma vez que eles podem representar 26% na composição dos custos logísticos (Ballou, 2001). Logo, o problema está em compor custos “dentro de parâmetros econômicos”. Ou seja, é preciso tomar uma decisão acerca das quantidades dos materiais e produtos a serem mantidos em estoque em função dos custos associados tanto ao processo quanto à estocagem.

Para tentar solucionar este problema, a administração de estoques tem como função: a otimização do uso dos recursos na área logística da empresa, e como principal objetivo, encontrar um plano de suprimento que minimize os custos do estoque e maximize o nível de serviço (a disponibilidade do produto).
O custo de estoque de uma empresa, normalmente, é formado por:

  • custos de manutenção de estoque (capital, risco, serviços e espaço): estão associados a todos os custos necessários para manter ou estocar certa quantidade de mercadorias por um período de tempo.
  • custos de compra ou obtenção: estão associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque.
  • custos de falta de estoques: são aqueles custos que ocorrem caso haja demanda por itens em falta no estoque. Está ligado ao nível de serviço oferecido.


Copyright © 2010 AIEC.