Auxiliar no processo de marketing - Comumente o setor de marketing está preocupado em ter sua palavra garantida ao cliente, quando da entrega (no tempo, na especificação e na quantidade pré-definidos) do produto. Portanto, é óbvio que o estoque disponível é um fator de suma importância no cumprimento da palavra do vendedor e em consequência, no sucesso do marketing de um produto. Armazenando um produto próximo aos clientes, o tempo de entrega pode ser reduzido ou o suprimento pode ser imediatamente realizado. Dando valor logístico ao produto.
Conclusão: manter estoques pode agregar “valor logístico” ao produto e melhorar, de maneira geral, o nível de serviço oferecido. Estoques auxiliam a função de marketing a vender os produtos da empresa.

No entanto, quando se trabalha com estoques, é preciso tomar muito cuidado para definir seu nível. Mesmo sendo mais fácil o gerenciamento, quando se tem a segurança dos estoques, é também mais fácil à defesa de críticas por superestocagem do que a de por falta de suprimentos. Devemos ponderar e considerar algumas críticas como a de que os estoques são considerados, no contexto atual, desperdícios, pois absorvem capital que poderia ter destinações melhores (à visão das empresas modernas), como para melhorar a produtividade ou a competitividade. A maioria das empresas diminui o nível de estoque para aplicar no mercado financeiro. Ou seja, transformam o capital imobilizado em capital disponível.



Copyright © 2010 AIEC.