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| 1 - O sistema
just-in-time (JIT)
Enfatizamos anteriormente que manter estoque pode ser considerado um “desperdício” para muitas empresas. Toda atividade que consome recursos e não agrega valor ao produto é considerado um desperdício. Portanto, salvo em raríssimas situações, manter estoques é um desperdício, pois custa dinheiro e ocupa espaço. A idéia se resume a: “Se não pode utilizar agora, não se deve produzir ou comprar” (Arnold, 1999). Atualmente, com o emprego de tecnologia de informação como o intercâmbio eletrônico de dados (EDI – Electronic Data Interchange) – que capacita as empresas a manter contato direto, a distância entre os seus computadores e os clientes – e tendo um relacionamento de parceria entre cliente e fornecedor, que tem como ponto forte a confiança mútua, é exeqüível a implantação do sistema just-in-time (JIT). Com o sistema just-in-time é possível manter um estoque mínimo e atender o cliente de maneira rápida e eficiente, com qualidade e acima de tudo, sem desperdícios. O just-in-time tem como principal objetivo minimizar a necessidade de estoques. Essa sistemática possibilita a produção eficaz em termos de custo, assim como o fornecimento da quantidade necessária de materiais e produtos, no momento exato, no local correto e utilizando o mínimo de recursos. Por fim, a aplicação adequada do sistema JIT normalmente leva a empresa a obter maiores lucros e melhor retorno sobre o capital investido, decorrente de redução de custos totais, redução de estoques e melhoria na qualidade, o que são objetivos de todos. |
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