O JIT é uma filosofia voltada para a otimização da produção na qual as entregas precisam acontecer para todos os processos de manufatura e em todos os estágios, desde o recebimento de matéria-prima até a entrega do produto acabado ao consumidor final. Para que isso ocorra com eficácia, o sistema considera o fornecedor um dos seus principais elementos. Onde se observa, que o relacionamento com os fornecedores é drasticamente alterado com a filosofia JIT, pois, aos fornecedores são solicitadas entregas muito mais frequentes que em outro sistema tradicional, até mesmo várias vezes por dia.

Mudanças nos procedimentos de entrega, como maior proximidade, são muitas vezes necessárias para que o fornecedor seja perfeitamente integrado ao sistema JIT. Outra diferenciação é a confiança, pois os fornecedores devem entregar itens de qualidade perfeita, já que no sistema JIT esses itens não sofrem inspeção, é o free pass.

Realmente na filosofia just-in-time o fornecedor é visto como um parceiro, onde todos têm um único e importante objetivo: atender, ao menor custo possível, com qualidade e sem desperdícios, ao consumidor final da cadeia logística.

A abaixo apresenta vários elementos integrantes num sistema JIT de produção, inclusive, a técnica Kanban.



Copyright © 2010 AIEC.