4 - Características principais Do JUST - IN – TIME

Algumas técnicas caracterizam o JIT:

Programação puxada – é assim chamada porque quem está necessitando vai “puxando” o sistema, ou seja, coloca-se na operação-cliente a responsabilidade de solicitar a entrega de materiais, em vez de a operação-fornecedora ter que enviar tais materiais. As entregas são feitas contra solicitação, conforme mostra a figura abaixo. O processo é realizado em direção para trás e puxado pelo cliente e não realizado em direção para frente e empurrado para o estoque.

Controle Kanban – consiste de objetos de controle com cartões os quais governam a movimentação de materiais entre estágios, operacionalizando o sistema de planejamento e controle puxado. Trata-se de cartão utilizado por um estágio-cliente para avisar seu estágio-fornecedor que mais material deve ser enviado.

Programação nivelada – o fluxo de produtos da produção é suavizado por meio da redução do período em que uma determinada sequência de produção é repetida.

Modelos mesclados – mesclam a seqüência de produção, o tempo e o intervalo de tempo entre a produção de cada unidade do mesmo produto, garantindo um fluxo suave do mix de produtos necessários.

Sincronização – onde ocorre o ajuste da saída de cada estágio do processo de produção para garantir as mesmas características de fluxo para cada um dos produtos, à medida que eles avançam através de cada estágio.



Copyright © 2010 AIEC.