Muito embora todas as outras atividades da logística sejam igualmente importantes, podemos observar que a logística de distribuição é fator preponderante no sistema logístico, pois promove a “apresentação final” ao consumidor, atingindo-o rapidamente, já que tem por função estabelecer a ligação entre a produção e os pontos de demanda, entregando os bens corretos, no momento adequado, na quantidade certa, no local exato e em boas condições comerciais. Para o consumidor, o produto ou serviço não terá valor se ele não o receber nas condições e no prazo determinado. Portanto, o serviço de distribuição física agrega valor logístico ao produto.

Segundo Bowersox & Closs (2001), o principal objetivo da distribuição é ajudar na geração de receita, prestando níveis estrategicamente desejados de serviço ao cliente, ao menor custo logístico. Costuma ser a atividade mais importante em termos de custo para a maioria das empresas, podendo consumir de 15% a 20% do Produto Nacional Bruto – PNB (Ballou, 1993).

Além da importância decorrente da magnitude dos seus custos, a distribuição física é essencial nos esforços de promoção do aumento da demanda dos produtos comercializados, ampliação da participação da empresa nos segmentos de mercado em que atua na diferenciação dos produtos e serviços oferecidos e na obtenção de outras vantagens competitivas.



Copyright © 2010 AIEC.