3 - Planejamento da distribuição física

Nas diversas tentativas de caracterizar a força do Planejamento na vida de uma empresa, merece ênfase o pensamento de Dornier et al. (2000): o processo de planejamento é dinâmico por natureza (ocorre em todo o mundo, 24 horas por dia) e permite que a empresa identifique estratégias para atingir os objetivos desejados.

Nesse contexto, o Planejamento da Distribuição Física de Produtos ocupa um papel de destaque nos problemas logísticos de uma empresa e, portanto, no seu planejamento global. De acordo com Alvarenga e Novaes (2000), isso se deve ao fato de que a distribuição física representa uma das mais importantes atividades-chave da Logística em razão dos impactos que causa principalmente nos custos e no nível de serviço.

Vimos na unidade 1, que a essência do problema logístico está na necessidade de interligar de forma eficiente oferta e demanda, de maneira a cumprir a missão logística de contrabalançar custo e nível de serviço. E uma das alternativas de apoio à solução desse problema, reside na elaboração e execução de um bom planejamento da distribuição física.



Copyright © 2010 AIEC.