Resumo

Um dos objetivos da Logística Empresarial é vencer tempo e distância na movimentação de mercadorias ou serviços da melhor forma possível, ou seja, colocar mercadorias ou serviços corretos, no lugar certo, no tempo exato e nas condições desejadas, ao menor custo possível (Ballou, 1993). Segundo este ponto de vista, a logística de distribuição trata de satisfazer aos objetivos da logística empresarial, garantindo que as mercadorias cheguem ao destino em boas condições comerciais, oportunamente e a preços competitivos.

A essência do problema logístico está na necessidade de interligar, de forma eficiente, oferta e demanda de maneira a cumprir a missão logística de contrabalançar custo e nível de serviço. Uma das alternativas de apoio à solução desse problema, está na elaboração e execução de um bom planejamento da distribuição física, que segundo Ballou (2001), deve ocorrer nos níveis tático e operacional de uma empresa.

Muito embora todas as outras atividades da logística sejam igualmente importantes, podemos observar que a logística de distribuição é fator marcante no sistema logístico (entrada/saída), pois ela pode atingir o consumidor final com maior velocidade e eficiência, garantindo, com isso, um nível de atendimento elevado e, consequentemente, um provável aumento nas vendas.

Portanto, a logística de distribuição física é fator essencial nos esforços de promoção do aumento da demanda dos produtos comercializados, na ampliação da participação da empresa nos segmentos de mercado em que atua, na diferenciação dos produtos e serviços oferecidos e também nas campanhas de marketing.



Copyright © 2010 AIEC.