|
| 3
- Importância dos canais de distribuição
Segundo Dias (1993), a forma de distribuição de um produto é tão importante, no global, quanto o preço e a qualidade desse produto. Assim, a definição do canal de distribuição é um dos pontos de maior importância no planejamento de um sistema de distribuição de uma empresa, incluindo neste contexto, de forma implícita, os problemas de transporte, distribuição e distância. Uma vez definidos os canais de distribuição, podemos reconhecer os fluxos dos produtos, detalhando-se, a partir dessa análise, a rede logística e o sistema de distribuição física (Novaes, 2001), como mostrado na figura anterior. Dessa maneira, conclui-se que há certo paralelismo e forte correlação entre os canais de distribuição e as atividades que constituem a distribuição (Novaes, 2001). Logo, cada empresa deve escolher canais de distribuição (atacadista, varejista, lojas de consumo etc.) adequados às suas necessidades e de seus clientes/consumidores e desta maneira, deliberar a forma como planejará, organizará e controlará seu sistema de distribuição. Observe a figura
|
Copyright © 2010 AIEC.
|