Resumo

Sabe-se que geralmente o ponto final da distribuição física é uma loja de varejo, porém há diversas situações em que o produto é entregue ao consumidor final (sua residência ou local de trabalho, por exemplo). É o caso de produtos pesados, volumosos ou até de uma pizza ou compras feitas em lojas com serviço de “entrega em domicílio”.

Os gerentes de distribuição física no seu dia-a-dia enfrentam obstáculos para atender, com eficiência, clientes e consumidores bastante diversificados que solicitam produtos igualmente diversificados, fatos esses que, com certeza, dificultam o desempenho destes profissionais. Vale ressaltar a suma importância dos fatores que delineiam um canal de distribuição, lembrando que um produto colocado em 24 horas pode ser o requisito mais importante para um determinado cliente, enquanto que, para outro, este mesmo produto colocado em 72 horas é o suficiente para atender as suas necessidades.

Dentre os diversos fatores de influência da definição da distribuição física, os principais são:

  • Clientes e consumidores (ou destinatários das entregas)
  • Produtos e artigos comerciais
  • Estabelecimentos e fornecedores

A diversidade de interesses comerciais que pode apresentar um determinado setor econômico permite a existência de um número enorme de possíveis canais de distribuição unindo fabricantes, atacadistas, representantes de vendas e outros. Essa heterogeneidade torna bastante difícil a definição de um único canal de distribuição, que sirva de modelo para todas as empresas.

Dessa maneira, conclui-se que o canal de distribuição e o sistema de distribuição trabalham de maneira paralela (Novaes, 2001) e personalizada, onde cada empresa deve deliberar a forma como organizará e controlará seu sistema de distribuição e escolher canais de distribuição (atacadista, varejista, lojas de consumo etc.) adequados às suas necessidades e objetivos.



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