2 - Objetivos dos canais de distribuição

Como dito nesta unidade, em módulos anteriores, a escolha do canal de distribuição de uma empresa depende, normalmente, de seus objetivos (que são bastante diversificados em função de outros fatores) e da sua estrutura logística. Portanto, é muito difícil generalizar esses objetivos, porém, de acordo com Novaes (2001), é possível apontar alguns objetivos comuns:


Garantir a rápida disponibilidade do produto nos segmentos do mercado identificados como prioritários. E como fazer isto?

Identificando os tipos de varejo adequados para o produto e se certificando da melhor opção de distribuição física (velocidade).


 

Buscar a cooperação entre os participantes da cadeia de suprimento no que se refere aos fatores relevantes relacionados com a distribuição física. E como fazer isto?

Podemos citar: definição do modo de movimentação interna do produto, uso ou não de palete, tipo de embalagem e de acondicionamento do produto, modos de transporte, tipo de veículo, tempo de espera (carga/descarga) etc. Um modelo de Palete é apresentado na figura a seguir.



Copyright © 2010 AIEC.