3 - Tipos de canais de distribuição

O tipo de distribuição depende em grande parte da natureza do produto movimentado, do padrão da sua demanda, dos custos relativos das várias opções de distribuição física e principalmente, das exigências de nível de serviço. Por exemplo, na distribuição de produtos alimentícios, os pontos de revenda, também conhecidos como “nós”, podem englobar toda a sorte de estabelecimentos comerciais, tais como padarias, mercearias, bares, supermercados, mercados etc. e toda sorte de produtos perecíveis e não-perecíveis. Isto tudo exige que se tenha uma distribuição diferenciada para vários segmentos do mercado, bem como uma estrutura planejada para os diversos canais de distribuição.

Canal Direto, com as seguintes situações (Novaes,2001):


• fabricante abastece diretamente as lojas de varejo

• fabricante abastece seus próprios depósitos ou centros de distribuição- CD’s

• fabricante entrega o produto diretamente no domicílio ou no trabalho do consumidor, utilizando o correio ou serviço de vendas por catálogo e internet, por exemplo.

Canal Indireto, com as seguintes situações (Novaes,2001):


• O fabricante abastece os centros de distribuição- CD’s do varejista que, por sua vez, abastece as lojas.

• O fabricante abastece os depósitos do atacadista ou distribuidor que, por sua vez, abastece as lojas.

• O fabricante distribui seus produtos para o centro de distribuição de um operador logístico, que posteriormente faz as entregas às lojas de varejo.



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