| Resumo
Devido à heterogeneidade de necessidades e à natureza específica de cada mercado torna-se impossível definir um único canal de distribuição. Dessa maneira, as empresa, para manterem sua competitividade estão segmentando seus canais de distribuição e formulando sua escolha como parte integrante da estratégia competitiva geral. A escolha do canal de distribuição de uma empresa depende, normalmente, de seus objetivos (que são bastante diversificados em função de outros fatores) e da sua estrutura logística. Portanto, é muito difícil generalizar esses objetivos, porém, de acordo com Novaes (2001), é possível apontar alguns objetivos comuns:
Quanto ao tipo de distribuição vimos que ele depende em grande parte da natureza do produto movimentado, do padrão da sua demanda, dos custos relativos das várias opções de distribuição física e principalmente, das exigências de nível de serviço. Portanto, temos diversas situações de distribuição que podemos agrupar em dois tipos genéricos de canais típicos de comercialização: Canal Direto e Canal Indireto. Por fim, percebemos que nos dias atuais, há uma inversão no ponto de partida do sistema de distribuição: do fornecedor para o consumidor final. Com isso, novas formas de canais diretos estão surgindo e por sua vez, os canais indiretos estão reduzindo o número de intermediários (principalmente, atacadistas e distribuidores). |
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