O custo, geralmente está relacionado ao valor do frete e este, tem apresentado características peculiares quanto ao valor agregado de produto. Por exemplo, o milho tem baixo valor agregado com baixo valor absoluto de frete; no entanto, o óleo de soja, produto de alto valor agregado, observa pequena participação relativa no valor do frete (Caixeta Filho & Gameiro, 2001).

Já a velocidade, está diretamente relacionada à distância e prazo de entrega. Na prática, a escolha dentre os diversos modos depende necessariamente, das características do serviço e do produto.

Segundo Lima (2001), existem outros fatores que igualmente podem afetar o custo e o preço final do transporte de carga:


• facilidade de manuseio do produto (facilidade de carga/descarga)
• facilidade de acomodação;
• risco da carga;
• sazonalidade;
• trânsito;
• ausência de carga retorno;
• especificidade do veículo (quanto mais específico, menor é a flexibilidade do transportador. É o caso dos caminhões com refrigeração que têm mais dificuldade em conseguir qualquer tipo de carga, devido ao alto valor de seu frete).

Observe a participação dos diversos modos no transporte nacional de cargas:

Fonte: Anuário Estatístico dos Transportes, editado pelo GEIPOT (1999).



Copyright © 2010 AIEC.