Henry
Ford – Na virada do século XIX para o século
XX, ter um automóvel era um luxo apenas para os muito ricos. Os
carros eram feitos artesanalmente, um a um. Porém, essa forma de
trabalho resultava em um veículo diferente do outro, o que trazia
muito desperdício de tempo e material devido a erros de montagem.
Também, muitas vezes, o tamanho das peças era inadequado.

Henry
Ford percebeu que um sistema que fabricasse grande quantidade de carros
iguais poderia possibilitar a venda a 600 dólares, cada automóvel.
Além disso, também teria peças de reposição.
Utilizando os princípios tayloristas, Ford estabeleceu a linha
de montagem, proporcionando um resultado
produtivo excelente, para a empresa.
A linha de montagem e a sua produção em massa triunfaram:
o mesmo produto era fabricado em quantidades cada vez maiores,
sempre do mesmo jeito. Existia mercado e não cliente; havia
a massa anônima, não indivíduos (...). O “gerente
era do tipo “papai sabe-tudo” ou “resolve tudo”.
(SOUZA, 2003).
|
Você
Sabia? |