O princípio de teias de inteligência e suas conseqüências - Imagine uma outra situação conhecida por muitos de nós:

  • Uma funcionária de um supermercado, que trabalha como caixa, passa o rótulo codificado em barras de cada produto que você comprou, usando uma leitora a laser;
  • O preço e o produto são registrados e tais informações são enviadas para vários setores da empresa (setor financeiro, de controle de estoque etc.).

O que está “embutido” neste modelo de informação?


Podemos perceber que a eletrônica e a tecnologia de microprocessamento criou novas possibilidades organizacionais. Neste modelo de informação, vemos que há interligações, numa rede integrada de informações, entre as áreas internas da empresa, bem como com as organizações externas (fabricantes, fornecedores, bancos, financeiras etc.). Obviamente, várias funções antes exercidas por pessoas foram extintas.

A fabricação just in time (JIT) também apresenta características que a colocam nesse universo organizacional, até porque o JIT redimensionou o conceito de “organização” com a sua forma de produção e entrega de produtos. Os procedimentos do JIT transformaram os limites e padrões de relacionamento, interligando organizações, antes independentes, em sistemas de atividades e inteligência integrados.

Outras redes de troca de informações e a internet vêm transformando o comércio (varejo e comércio eletrônico), promovendo uma interação mais direta entre fabricantes e clientes, o que praticamente elimina as empresas intermediárias (varejistas, por exemplo) e possibilita uma maior personalização em massa.

O princípio das teias de inteligência e a situação estudada nos remetem a uma recente configuração organizacional: a organização virtual.



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