A Organização Virtual é capaz de existir sem restringir-se, essencialmente, ao seu aspecto físico. Esse tipo de estrutura vem emergindo conforme evolui a tecnologia de microprocessamento alavancado, inicial e fundamentalmente, pela Internet.

Analisemos o seguinte cenário:

  • Uma fábrica de tecidos, nos Estados Unidos...
  • Vários fabricantes, em Taiwan, produzem e enviam peças de tecidos para a fábrica nos Estados Unidos...
  • Os consumidores podem fazer suas consultas à área de atendimento, localizadas em qualquer outro ponto do mundo (Canadá, França, etc.), pela internet...
  • A parte contábil das transações é realizada na Itália e as “contas a receber” é de responsabilidade de uma firma terceirizada, em Atlanta (EUA)...

Tudo isso parece caótico? Bem, essa é a estrutura de funcionamento de uma da Organização Virtual, possibilitada pelo suporte das Tecnologias de Informação e Comunicação.

As Organizações Virtuais constituem um novo modelo organizacional que utilizam a tecnologia para unir, de forma dinâmica, pessoas, bens e idéias sem, todavia, ser necessário reuni-las em um mesmo espaço físico e/ou ao mesmo tempo (BERTO, R. S., 1997).

As principais características da Organização Virtual são:

Pode tem um caráter transitório (existente enquanto dura o objetivo que a originou);

Une competências centrais e complementares;

Sua hierarquia é pouco estruturada e também de natureza transitória;

Ganha acesso a novos mercados e compartilham o mercado atual;

Devido à sua maior facilidade de configuração, pode rapidamente aproveitar as oportunidades,

Diferentemente das configurações tradicionais, não apresenta fronteira rígida;

Compartilha a infra-estrutura, os riscos, o desenvolvimento, os custos de pessoal e de tecnologias;

Exige o uso de todo o potencial da tecnologia;

Pode não possuir nenhum centro e ser rapidamente estruturada;

Há interdependência e confiança entre os parceiros.



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