• Saber questionar, desafiar e mudar as normas vigentes

Os princípios de aprendizado de circuito duplo nos apresentam uma diretriz clara sobre o que é necessário para aprender e mudar. Para isso, precisamos compreender as concepções e normas e sermos capazes de desafiá-las e mudá-las, caso necessário. Por isso, precisamos entender as metáforas, os paradigmas, as posturas e os modelos mentais da organização.

A aprendizagem de circuito duplo requer uma nova filosofia de administração. Gestores e funcionários de todos os segmentos devem estar abertos aos riscos e aos elevados níveis de incertezas gerados pelas mudanças que ocorrem no ambiente, apesar da tensão e da ansiedade que essa postura possa gerar. Para haver sucesso do aprendizado em circuito duplo, precisamos compreender o quão intimamente ele está ligado ao desenvolvimento de novas culturas organizacionais que apóiem essas idéias; assim, novos padrões de ações podem surgir.

Partindo da idéia de que a inteligência do cérebro humano é um processo descentralizado, emergente, temos um novo pensar administrativo. As organizações estruturadas de cima para baixo, focalizando o controle por meio de metas definidas, tornam-se sólo fértil para o aprendizado de circuito único. Mas, então, como podemos administrar de maneira coerente se não estabelecermos metas e objetivos claros? Não seria aleatório demais?




Copyright © 2008 AIEC