As perspectivas importantes do processo de aprender a aprender são:

  • A aprendizagem em circuito duplo possibilita que um sistema torne-se cada vez mais inteligente. Porém, encerra um processo paradoxal, pois o aprendizado é direcionado pelas normas ao mesmo tempo em que elas precisam ser continuamente questionadas;
  • Os administradores precisam encontrar novas formas de gestão, considerando as tensões geradas por esse processo de aprendizagem, para que novas normas operacionais venham a emergir;
  • O administrador, ao facilitar o aprendizado de circuito duplo, precisa estar consciente da importância dos limites a serem colocados nas ações.

Morgan (2002: 113) elucida a importância dos limites voltando à questão do estabelecimento de objetivos e metas, forma muito utilizada no mundo administrativo ocidental:

Quando tentamos alcançar metas como estados finais, por exemplo, uma redução de custo de 20% ou crescimento das vendas de $ 200 milhões, a meta pode dominar a atenção e negligenciar outros aspectos chaves de toda a situação. A atenção e a ação tendem orientar-se para um ponto fixo no futuro e o ambiente tende a ser manipulado de maneira que permita que a organização chegue lá. Neste processo, surgem todos os tipos de disfunções e conseqüências indesejadas:

  • os gerentes podem alcançar o corte de custos de 20%, mas, no processo, causar danos irreversíveis à cultura corporativa em conseqüência da demissão de empregados;
  • o departamento de vendas pode alcançar sua nova meta de $ 200 milhões, mas afastar parte dos futuros clientes da companhia por entregar um produto de segunda para cumprir prazos.


Essas histórias administrativas “de terror” são sistêmicas. Pela ótica cibernética, percebemos que, apesar de metas poderem apresentar intenções nobres, a sua realização deve ser moderada (limites às ações), evitando procedimentos perniciosos ao se buscar alcançar fins desejados. A administração ocidental enfoca a realização de metas, objetivos e alvos organizacionais previamente definidos, supervalorizando as intenções a serem alcançadas em detrimento dos limites que guiam o comportamento.



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