| Deter informações
pertinentes, o acesso exclusivo a dados importantes, ou ter a capacidade
de reunir e sintetizar fatos aumenta o poder de agentes organizacionais.
Por exemplo, um indivíduo que em uma organização adquiriu
uma base de conhecimentos sobre as rotinas, práticas, regulamentos,
comportamentos de determinados clientes, poderá valer-se destes conhecimentos
para impor sua perspectiva em determinada situação. Muitos indivíduos guardam zelosamente ou bloqueiam o acesso a conhecimentos importantes para fortalecer sua indispensabilidade e status de especialistas. Outras pessoas da organização se interessam em quebrar a exclusividade e ampliar o acesso a estes conhecimentos, criando uma tendência nas organizações para criar rotinas em capacidades e qualificações valiosas sempre que possível. É uma tentativa de se livrar de dependências em relação a indivíduos e áreas específicos. Isso traz reações dos departamentos que muitas vezes preferem ter seus próprios “experts”, mesmo significando duplicação e redundância organizacional. A “aura de autoridade” do especialista tem um grande peso em uma decisão em “estado de indeterminação” ou que precisa de uma justificativa mais convincente em seu apoio. |
Copyright
© 2008 AIEC |