7. Habilidade
para lidar com a incerteza
- O desenvolvimento da capacidade de lidar com incertezas dá
a uma pessoa, grupo ou subunidade grande poder na organização,
pois permite “escapar” das soluções fáceis
e pré-estabelecidas, e por vezes encontrar saídas não
imaginadas para problemas novos.
A habilidade para lidar com a incerteza, por vezes, está diretamente
ligada ao lugar de uma pessoa na divisão de trabalho, que vai
determinar a amplitude de sua “autonomia” para propor e
de sua legitimidade para “ser ouvido”. Um primeiro tipo de incerteza diz respeito às questões
que envolvem o ambiente (por exemplo, com relação aos
mercados, fontes de matérias-primas ou finanças), mas
que pode trazer oportunidades àqueles que têm condições
de enfrentar os problemas, diminuindo as conseqüências da
incerteza sobre a organização.
Também existem as incertezas operacionais (por exemplo, quebra
de uma importante máquina usada na produção fabril
ou no processamento de dados) que podem auxiliar àqueles com
habilidade para solucionar problemas e trazer de volta a normalidade
das execuções que solucionam problemas, ao pessoal da
manutenção ou a outros com operacionais.
As pessoas que enfrentam quaisquer dos dois tipos de incertezas têm
um certo grau de poder dependendo de dois fatores: (1) se são
facilmente substituídos (nível em que suas habilidades
são substituíveis); e (2) a centralidade de suas funções
para as operações de toda a organização.
A habilidade de lidar com as incertezas freqüentemente explica
quando e porque esse tipo de poder torna-se tão vital para os
assuntos organizacionais. |