7. Habilidade para lidar com a incerteza - O desenvolvimento da capacidade de lidar com incertezas dá a uma pessoa, grupo ou subunidade grande poder na organização, pois permite “escapar” das soluções fáceis e pré-estabelecidas, e por vezes encontrar saídas não imaginadas para problemas novos.
A habilidade para lidar com a incerteza, por vezes, está diretamente ligada ao lugar de uma pessoa na divisão de trabalho, que vai determinar a amplitude de sua “autonomia” para propor e de sua legitimidade para “ser ouvido”.

Um primeiro tipo de incerteza diz respeito às questões que envolvem o ambiente (por exemplo, com relação aos mercados, fontes de matérias-primas ou finanças), mas que pode trazer oportunidades àqueles que têm condições de enfrentar os problemas, diminuindo as conseqüências da incerteza sobre a organização.

Também existem as incertezas operacionais (por exemplo, quebra de uma importante máquina usada na produção fabril ou no processamento de dados) que podem auxiliar àqueles com habilidade para solucionar problemas e trazer de volta a normalidade das execuções que solucionam problemas, ao pessoal da manutenção ou a outros com operacionais.

As pessoas que enfrentam quaisquer dos dois tipos de incertezas têm um certo grau de poder dependendo de dois fatores: (1) se são facilmente substituídos (nível em que suas habilidades são substituíveis); e (2) a centralidade de suas funções para as operações de toda a organização.

A habilidade de lidar com as incertezas freqüentemente explica quando e porque esse tipo de poder torna-se tão vital para os assuntos organizacionais.



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