Pela Lógica da Causalidade Mútua, qualquer efeito é, ao mesmo tempo, causas de outros efeitos. Por sua vez, tais efeitos podem retroalimentar causas tidas como iniciais em um processo circular.

Vejamos um exemplo: lembra-se da Revolução Industrial? O processo que desembocou na Revolução Industrial foi alimentado, entre outras coisas, pelo fato de as pessoas terem saído do campo para a cidade. A Revolução Industrial, por sua vez, continuou a trazer mais pessoas do campo para a cidade, devido ao crescimento das indústrias e dos empregos que produziam.

Essa dinâmica também nos mostra que estes feedbacks juntos podem explicar porque sistemas mantêm ou adquirem uma forma determinada e como esta forma pode ser elaborada e transformada com o passar do tempo.

O projeto do Clube de Roma se apropriou da idéia dos circuitos de feedback ao “interpretar a economia mundial como um sistema de circuitos”. No relatório produzido, Limites do Crescimento, os casos da poluição, dos esgotamentos dos recursos, da produção de alimentos e das tendências da população mundial foram tratados como fatores determinados por círculos de feedback positivo.



Copyright © 2008 AIEC