Resumo

A teoria do Caos nos leva a compreender a mudança como um circuito circular da causalidade mútua e não como causalidades lineares.

Os estudos cibernéticos de Maruyama (1963) revelam a importância das relações circulares de um sistema, onde o circuito de feedback positivo e negativo se destaca

O feedback positivo refere-se a fatores que podem iniciar uma mudança de um sistema complexo e apresentar resultados impossíveis de serem mantidos a longo prazo.

O feedback negativo apresenta forças que levam a mudanças na direção oposta. Explica a estabilidade dos sistemas.

A Lógica da Causalidade Mútua revela que um efeito por ser, simultaneamente, causa de outro efeito e que esse efeito pode realimentar as causas originais. É um processo circular.

Estes feedbacks juntos podem explicar os motivos de os sistemas preservarem ou elaborarem uma forma determinada e como esta forma pode ser transformada ao longo do tempo.

Uma das possibilidades de análise em circuito é a metodologia da identificação de padrões-chave. Esses padrões podem ser encontrados quando nos atemos em verificar e reconhecer a configuração própria de circuitos de feedback positivo e negativo.

Muitas vezes, os problemas se formam nas organizações com tendências instáveis porque há uma grande demora entre feedback e resposta, o que leva as pessoas a exagerarem ou minimizarem seus comportamentos.

A Lógica da Causalidade Mútua nos mostra que a análise linear de causa e efeito é inadequada, a relevância de fazermos estudos no formato de circuito e a importância de identificarmos padrões-chave por meio do feedback positivo e negativo.



Copyright © 2008 AIEC