• Hierarquização

A hierarquização tem raízes históricas:

  • o início de nossas primeiras relações sociais tem base no trabalho escravo, trazendo uma estratificação social e hierarquização rígida;
  • o núcleo da família brasileira teve raízes na forma patriarcal, oferecendo a idéia da normalidade do poder e da irrestrita obediência ou subserviência (mas também tinha seu lado afetivo);
  • também temos uma herança da força militar e do poder racional-legal para o estabelecimento e a sustentação da autoridade, o que gera uma cultura de concentração do poder com base na hierarquia/subordinação.

Cenário atual: uma sociedade hierarquizada e desigual, na qual as pessoas recebem tratamentos diferentes, o que promove mobilidades sociais baseadas em relações interpessoais, laços de família e amizade e por comandos hierárquicos.

Tais condições se refletem nas organizações e geram a “Distância do Poder”. Também a desigualdade ou hierarquização faz que alguns se julguem, de alguma forma, mais competentes porque detêm um poder que os separam dos “simples mortais”.



Copyright © 2008 AIEC