Com a globalização, a competitividade tornou-se mais evidente e, portanto, há necessidade do aprimoramento da força de trabalho. Em conseqüência, a visão da Gestão de Pessoas também mudou, pois é necessário acompanhar o mercado que se encontra em ritmo acelerado de mudança.

A expressão Gestão de Pessoas apareceu no final do século XX, e é equivalente a outras expressões familiares como: Gestão de Talentos, Gestão do Capital Humano, Gestão do Capital Intelectual. Segundo Gil (2001):


“Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas da organização para o alcance dos objetivos, tanto organizacionais quanto individuais”.

A substituição do termo Administração de Recursos Humanos por Gestão de Pessoas atendeu ao anseio de alguns teóricos, os quais entendem que o ser humano jamais será recurso e nunca poderá ser equiparado aos recursos financeiros e materiais de uma empresa. Entende-se o termo Recursos Humanos como restritivo, ao passo que Gestão de Pessoas torna-se mais amplo, pois leva em consideração as potencialidades, conhecimentos, habilidades e aptidões do profissional na sua relação com o trabalho.



Copyright © 2010 AIEC.