A década de 1980 foi marcada por uma séria recessão econômica e inflação crescente, conseqüentemente, acarretou um elevadíssimo índice de desemprego no país. À medida que as organizações diminuíam seu quadro de pessoal, em virtude da situação reinante, as atividades dos setores de recursos humanos também iam sendo afetadas, sendo extintos em algumas empresas. Os setores de Treinamento e Desenvolvimento tiveram perdas substanciais.

Nesse mesmo período, novas teorias e técnicas gerenciais voltadas para a redução de pessoal, contribuíram para a aceleração dos fatores acima citados. Conceitos como descentralização, empowerment, gestão japonesa, downsizing, just in time, reengenharia – entre outros – tornaram-se a coqueluche do momento.

O final do século foi marcado por grandes alterações no cenário político e econômico. Citam-se, no período, o esfacelamento dos estados comunistas do leste europeu, a queda do muro de Berlim com reunificação da Alemanha, o fim da Guerra Fria, reafirmando, assim, a hegemonia norte-americana em seu aspecto político-militar.



Copyright © 2010 AIEC.