C) Gestão de Desempenho

Até bem pouco tempo, a área de RH trabalhava com a conhecida Avaliação de Desempenho. Vejamos as características da Avaliação de Desempenho e as tendências da Gestão de Desempenho (atual sistema gerencial de avaliação).

Avaliação de Desempenho
  • Tendência à subjetividade;
  • O conteúdo da avaliação era sempre traçado pela área de recursos humanos;
  • Não havia indícios de avaliação de empenho nem de resultados;
  • Em geral, a avaliação era feita sem a participação do avaliado, sendo seu chefe imediato o responsável de lhe atribuir uma “nota”;
  • O colaborador não participava integralmente do processo, ficando impedido de refletir sobre suas possíveis falhas e sem perspectivas de um plano entre avaliador e avaliado para a melhoria do desempenho;
  • A carga maior pelo resultado não atingido ficava sob a responsabilidade de colaborador que era, muitas vezes, visto como alguém não muito empenhado com o seu trabalho;
  • Havia o forte risco de que os indicadores de desempenho fossem escolhidos pela média e com isso os padrões comportamentais de atuação eram uniformizados;
  • Normalmente, as avaliações eram aplicadas uma vez por ano, visando obter informações sobre o desempenho do colaborador, servindo de ferramenta para promoção ou aumento salarial.


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