Tendências da Gestão de Desempenho
  • Participação dos diversos agentes que lidam com o profissional a ser avaliado, evitando uma tendência central na avaliação do desempenho;
  • A avaliação passa a servir como ferramenta de gestão que nutrirá os programas de treinamento e desenvolvimento da organização;
  • Avaliador e avaliado têm a possibilidade de juntos traçarem possibilidades de melhoria no desempenho;
  • Análise das condições que, às vezes, impedem a boa performance;
  • Sugestões para a melhoria – seja ambiental seja profissional – que estejam impedindo a boa performance do colaborador.

D) Cargos e Salários

No que se refere à remuneração, tínhamos uma organização altamente hierarquizada que promovia uma cultura de controle. A preocupação com o pagamento dos salários prendia-se ao desempenho individual, com salário fixo e uma forte resistência ao uso da remuneração com base no desempenho.

O foco era no cargo, considerando as avaliações de desempenho para as promoções, com base em fatores comuns. Com isso, surgia um número grande de títulos para diversos cargos e, quanto mais altos os cargos, mais os salários elevados eram justificados. Os cargos eram descritos de forma limitada, com base nas responsabilidades individuais.



Copyright © 2010 AIEC.