Algumas diferenças entre coach e líder:

Líder
coach
• Visão de futuro para a organização. • Interesse e preocupação com o futuro de uma pessoa ou de um grupo.
• Centrado nos resultados. • Voltado para as pessoas.
• Acompanha o desenvolvimento do negócio. • Ajuda a pessoa a fazer suas próprias escolhas.
• Preocupa-se com a locação dos recursos disponíveis para o sucesso do negócio. • Orienta a pessoas a perceber suas necessidades e potencialidades.
• Planeja estratégias para o sucesso do negócio. • Estimula a criatividade e a capacidade de análise da pessoa.
• O compromisso, em geral, não é com as pessoas, de forma individualizada, e sim com as equipes de trabalho. • Tem compromisso em apoiar e orientar pessoas em direção ao próprio crescimento.
• Tem seguidores. • Sua função é seguir a pessoa até que o resultado esperado seja alcançado.

Muitas vezes o papel do coach é confundido com o de conselheiro ou mentor intelectual, e muitas vezes até com um “guru”, o que não é verdade. Enquanto o conselheiro é fonte de consulta e orientação, o mentor intelectual é fonte de conhecimento e técnica.

O coach, por outro lado, atua no campo do desempenho profissional e:

  • preocupa-se com o desenvolvimento das diversas competências do colega respeitando suas potencialidades;
  • indica o que falta para alcançar a excelência desejada e, em conseqüência, atingir as metas planejadas;
  • influencia os padrões éticos e comportamentais, daí a sua grande responsabilidade na organização.

O ideal é que o coach seja escolhido pelo profissional com quem vai atuar, porque isso gera maior confiabilidade por parte de ambos.



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