4 - coaching e os Recursos Humanos

Partindo do princípio que, numa visão moderna, os Setores de Recursos Humanos preocupam-se com o crescimento e desenvolvimento das pessoas das organizações, pode-se dizer que a figura do coach tem papel preponderante neste setor. Este papel permite agregar maior valor para quem atua na área de desenvolvimento humano, por ter a oportunidade de colocar em prática todos os conceitos e conhecimentos adquiridos ao longo da carreira profissional.

Podemos dizer que profissionais da área de desenvolvimento humano possuem, também, a função de ser coach dos coaches. O que significa isso? Caberia a eles orientar aqueles diretores, gerentes ou supervisores que apresentam o perfil de coach ou que gostariam de desenvolver essa competência, facilitando processo de coaching na organização.

Como coach, ele deve estimular o clima de camaradagem, questionando, estimulando o desafiando os envolvidos no processo para desempenharem de forma ideal. A atividade de coaching exige conhecimento profundo da própria organização e do processo de coaching em si. Conhecer o processo significa praticá-lo com excelência, ser capaz de vivenciar cada etapa, superar as dificuldades, aprender com elas e passar a frente os conhecimentos adquiridos, ampliando a visão de futuro e de planejamento, não só pessoal como organizacional.



Copyright © 2010 AIEC.