Resumo

O coaching pode ser descrito como o processo que visa descobrir as potencialidades existentes entre colaboradores. Possibilita que o potencial humano – seja em nível, intelectual, técnico, emocional – circule de maneira livre e equilibrada no interior das organizações, trazendo benefícios a todos os envolvidos.

O coach é o profissional cuja função é orientar, mostrar o caminho mais adequado para o sucesso profissional, preocupando-se com o desenvolvimento das competências dos “clientes”.

Ter um processo de coaching na organização é prático, útil e econômico. Sua visão é de melhoria para a excelência.

O coach não tem a função de educar nem formar, mas dar a assessoria necessária ao profissional para que ele alcance as referidas metas.

Numa relação de coaching é importante que as duas pessoas se conheçam bem, que a relação esteja caminhando para conhecimento aprofundado e que a confiança seja presente na relação.

O coach deve estimular um clima de camaradagem, questionando sempre, estimulando ou desafiando o sujeito envolvido no processo para desempenhar no seu nível ideal. O coach exerce liderança à medida que suas sugestões e orientações são aceitas e colocadas em prática.

O processo de coaching visa atingir resultados concretos por meio do desenvolvimento da capacidade das pessoas envolvidas. Visa também ajudar líderes e colaboradores a aplicarem de forma estruturada e coerente todos os conhecimentos acumulados ao longo da vida profissional, abrindo espaço para reflexão sobre as ações que precisam ser modificadas, bem como conhecimentos a serem adquiridos para o sucesso pessoal e organizacional.



Copyright © 2010 AIEC.