Embora exista o contrato formal de trabalho, o qual engloba os direitos e deveres legais de ambas as partes, o contrato psicológico é de característica emocional. Não está escrito em lugar nenhum. Ele se estrutura nas expectativas das partes, o que torna extremamente delicada a ação de gerenciar pessoas. Cabe à Gestão de Pessoas manter de forma equilibrada esse tipo de situação: organizar, coordenar e controlar as técnicas capazes de promover, com eficiência e eficácia, o desempenho dos colaboradores da organização.

A Gestão de Pessoas tem ainda a responsabilidade pelo planejamento, crescimento, treinamento e desenvolvimento organizacional das pessoas. A tarefa com certeza não é fácil.

Exige do profissional o domínio de conceitos sobre a conduta humana: comportamento, clima, cultura e aprendizagem organizacional, conduta grupal, motivação e liderança, dentre outros. O profissional deve estimular equipes e lideranças a desenvolverem atividades em que estejam presentes a criatividade e a inovação, estimulando nos colaboradores espírito de empreendedorismo e autonomia.



Copyright © 2010 AIEC.