Sabe-se que até as cores utilizadas nos ambientes podem influir no humor dos indivíduos e interferir nos relacionamentos e na produtividade. Nos ambientes de trabalho deve-se, por exemplo, evitar cores agressivas como o vermelho, o vinho, etc, pois, embora estimulantes, provocam ao longo do tempo cansaço e irritação.

Para manter o ambiente harmônico e saudável, de forma a maximizar o desempenho, deve ser feito, pois, investimento em pessoas, além de ser necessário confiança e respeito entre todos; por isso o fator humano deve ser considerado pelos líderes.

Um psicólogo americano afirmou:


“Você pode comprar o tempo de um homem; você pode comprar a presença física de um homem em determinado lugar; você pode igualmente comprar certa atividade muscular, pagando-a por hora, mas você não pode comprar entusiasmo, iniciativa, lealdade, devoção de corações, de espíritos... Essas virtudes você deve conquistá-las”.

O estudo do fator humano e a resolução dos problemas atinentes a este não podem ficar ausentes da organização moderna, as funções estreitamente definidas devem ceder lugar a uma série contínua de processos que abordem como as pessoas ingressam na organização, como evoluem dentro dela, como seu desempenho pode ser maximizado e por fim como deixam a organização (WEIL, 1982).



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