Resumo

As organizações, os grupos e as pessoas são sistemas abertos que interagem constantemente com seus respectivos ambientes numa tentativa de adaptar-se a eles. Lidar com essa gestão é algo complexo e que exige por parte do profissional muita seriedade, comprometimento e, acima de tudo, conhecimento teórico-prático para que suas ações estejam sempre sustentadas e com possibilidades de sucesso.

A interação das pessoas é condição necessária para a existência da organização. O êxito ou o fracasso das organizações é determinado pela qualidade das interações, sejam interações individuais, entre indivíduo e organização, entre uma organização e outras organizações, ou entre a organização e seu ambiente total.

Cabe à Gestão de Pessoas a coordenação, organização e controle de técnicas capazes de promover com eficiência e eficácia o desempenho dos colaboradores dentro da organização.

A Gestão de Pessoas tem responsabilidade pelo planejamento, crescimento, treinamento e desenvolvimento organizacional das pessoas. A tarefa com certeza não é fácil, exigindo do profissional envolvido conceitos sobre a conduta humana, comportamento organizacional, clima e cultura organizacional, conduta grupal, motivação, liderança, aprendizagem organizacional dentre outros.

Dominar os recursos tecnológicos, genéricos e específicos da empresa é requisito essencial para que os profissionais contribuam para a competitividade no mercado atual. Entretanto, esses mecanismos, quando mal utilizados pelos funcionários, podem trazer resultados desastrosos.



Copyright © 2010 AIEC.