2 - Desenvolvendo e valorizando competências

Cada vez mais, as organizações têm consciência de assumir junto a seus colaboradores a responsabilidade e o compromisso de trabalharem pelo crescimento e desenvolvimento de ambos.

Quando se fala em valorização e desenvolvimento de competências, deve-se considerar o compromisso e o interesse da organização em desenvolver os níveis de competência de seus colaboradores, contribuindo, assim, para o sucesso da organização.

O desenvolvimento dessas competências deve estar diretamente relacionado com o patrimônio de conhecimento gerenciado pela própria organização. Ou seja, que tipo de investimento as organizações têm feito em seu capital intelectual? Quais são as vantagens competitivas que essa organização quer lançar no mercado? Que estratégias estão sendo trabalhadas para que isso ocorra? Que investimentos têm sido feitos em seu pessoal para o alcance dos objetivos propostos?

Segundo Dutra (2004),


“A agregação de valor das pessoas é sua contribuição efetiva ao patrimônio de conhecimentos da organização, permitindo-lhe manter vantagens competitivas no tempo”.



Copyright © 2010 AIEC.