Não podemos perder de vista que existe um tempo e um espaço organizacional, no qual as pessoas transitam e colaboram umas com as outras, por meio de relacionamentos que estabelecem entre si, os quais podem levá-las ao crescimento ou ao conflito se não forem bem elaborados.

Muitas empresas, porém, embora tenham um discurso da abordagem por competência, ainda se mantêm no sistema tradicional, formal, centrado única e exclusivamente no cargo, o que traz inconsistência e incompatibilidade com as exigências do mercado de trabalho moderno e atual.

O quadro, a seguir, apresenta as diferentes abordagens para captação de pessoas:

Aspectos analisados
Abordagem tradicional
Abordagem competência
Horizonte profissional Cargo a ser ocupado Carreira da pessoa na empresa
Perfil Para um cargo específico Para atender às demandas presentes e futuras
Processo de escolha

Observa a adequação para o cargo

Observa a adequação para uma trajetória específica

Ferramenta de escolha Testes de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para o cargo Análise da trajetória profissional para avaliar a maturidade profissional e o ritmo de desenvolvimento
Contrato Psicológico Contrato construído visando determinada posição na empresa

Contrato construído visando uma carreira ou trajetória profissional na empresa

Compromisso da Organização Manter o cargo para o qual a pessoa está sendo captada Desenvolver a pessoa para determinada trajetória dentro da empresa
Internalização Adequação ao cargo Adequação a uma trajetória

Fonte: Dutra, J. S., Competências – Conceitos e instrumentos para Gestão de Pessoas na Empresa Moderna, Atlas, 2004.



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