Ao longo da história da administração, a avaliação de desempenho, aparece, direta ou indiretamente, como preocupação dos gerentes organizacionais. Diversos modismos surgiram nessa área visando melhoria e aumento da produtividade. Avaliações estão sempre ocorrendo, de forma natural e constante no dia-a-dia das pessoas que atuam numa organização. A avaliação de desempenho tem base na avaliação de competências.


A avaliação de competência se preocupa com o potencial de cada colaborador no interior da organização. Trata-se de processo que ocorre de forma sistemática, envolvendo não apenas o colaborador, mas a organização como um todo. Considera os saberes existentes na organização, as técnicas de trabalho, o aspecto relacional, a metodologia utilizada e as metas definidas para a organização.



A avaliação de desempenho também tem o objetivo de contribuir para que os colaboradores se desenvolvam em sua área de trabalho. À medida que são informados sobre os pontos a melhorar e lhes são dadas e oportunidades para isso, o comprometimento desses colaboradores para com a organização aumenta.
Esse tipo de avaliação possibilita percepção fidedigna do perfil do colaborador e da forma de auxiliá-lo a desenvolver os pontos considerados críticos e que são barreiras ao seu crescimento profissional.



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