O instrumento de coleta de dados ou de avaliação deve descrever, em detalhes, as competências ou indicadores de desempenho desejados e seus graus. Outro fator a ser considerado é a credibilidade do processo e avaliação. A credibilidade passa pelo estabelecimento de um percentual mínimo de nível de satisfação do cliente. A validação dos dados coletados na avaliação em rede deve levar em conta o quantitativo de avaliados que representam a cadeia cliente-fornecedor e deve ter, pelo menos, 80% de retorno de formulários de avaliação.

A ação democrática deve estar ligada ao fato de que todos os envolvidos no sistema organizacional devem participar, sejam eles internos ou externos à organização (clientes, fornecedores etc).

Outra preocupação com o instrumento ser objetivo, com linguagem clara, de fácil compreensão e preenchimento, descrevendo comportamentos em vários níveis. O ideal é que o instrumento não seja muito longo em seu preenchimento e facilite a rapidez nas respostas.

Deve-se, ainda, considerar como de fundamental importância a confidencialidade dos dados. Em alguns casos, somente o gerente e o colaborador têm acesso ao resultado da avaliação. Em outros, a área de Rh tem acesso ao processo, conquanto atue como facilitadora no processo de desenvolvimento.



Copyright © 2010 AIEC.